Lightmatter lança novas tecnologias ópticas para acelerar conexões entre chips semicondutores de IA, impulsionando o setor
Novas tecnologias ópticas revolucionam a Guerra dos Chips
Lightmatter, startup avaliada em US$ 4,4 bilhões, lança inovações para acelerar conexões entre chips semicondutores de IA. Em vez de sinais elétricos, o novo processo utiliza conexões ópticas, promovendo avanços em chatbots e tecnologias avançadas.
Aceleração de processos com conexões ópticas
Situada em Mountain View, Califórnia, a Lightmatter recebe investimentos para aprimorar o treinamento de modelos de IA, destacando seu produto intermediário que facilita conexões entre chips de IA e outros dispositivos.
O chiplet, segundo lançamento da empresa, está programado para 2026 e promete poder ser integrado a chips de IA, seguindo tendências do mercado.
Com a disputa pela hegemonia tecnológica global em pauta, os Estados Unidos buscam limitar o acesso da China aos semicondutores avançados, criando um cenário de ‘guerra dos chips’ com impactos significativos na indústria.
A Lightmatter, com suas inovações em tecnologias ópticas, se destaca como um dos atores principais nesse cenário competitivo.
Leia também:
- Guerra dos Chips: novo integrante de peso pode entrar na disputa
- Guerra dos chips: China encara um novo desafio
- Guerra dos chips: China deve liderar investimentos em 2025
Para mais informações, acesse o artigo completo do Olhar Digital.
Tags: IA, tecnologia
Fonte: olhardigital.com.br