Conheça a trajetória de João do Pulo, atleta brasileiro que se destacou no atletismo e foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, trazendo seu legado imortal para a história do Brasil.
Destaque no Atletismo Brasileiro
O nome do atleta João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, foi oficialmente inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Nascido em Pindamonhangaba (SP) em 28 de maio de 1954, João do Pulo teve uma carreira brilhante no esporte.
Recordes e Conquistas
Aos 19 anos, durante o Campeonato Sul-Americano de Atletismo, João do Pulo quebrou o recorde mundial júnior de salto triplo. Nos Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México, conquistou medalhas de ouro no salto em distância e no salto triplo, estabelecendo um novo recorde mundial nesta última modalidade, que permaneceu por uma década.
Legado e Reconhecimento
Mesmo após um acidente que o levou à amputação da perna direita, João do Pulo continuou contribuindo para a sociedade. Ele se formou em educação física e foi eleito deputado estadual em São Paulo. Sua trajetória foi homenageada com a inscrição no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, graças a um projeto apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Jonas Donizette.
Legado Eterno
O nome de João do Pulo será guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, ao lado de outros brasileiros ilustres. Seu legado no esporte e na vida pública permanece vivo, trazendo inspiração para as gerações futuras.
Fonte: camara.leg.br