Ilustração de um animal peçonhento

Aumento de Acidentes com Animais Peçonhentos no Verão preocupa Corpo de Bombeiros Militar de SC

Com a chegada do calor, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta para o crescente número de acidentes envolvendo animais peçonhentos. Saiba como se prevenir e o que fazer em caso de picada.

Alerta do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Com o aumento das temperaturas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para a elevação no número de ocorrências envolvendo animais peçonhentos, como cobras, aranhas, escorpiões e lacraias. Durante esse período, esses animais saem com mais frequência de seus esconderijos, aumentando as chances de acidentes.

Dados da corporação apontam que, entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro deste ano, foram registradas 203 ocorrências de busca e captura de animais peçonhentos em todo o estado. Esse número representa um aumento de 54,54% em relação aos meses de inverno de 2024 (junho a setembro), quando foram atendidas 85 ocorrências.

Os atendimentos de Assistência Pré-Hospitalar (APH) devido a ataques de animais peçonhentos também subiram, passando de 11 casos no inverno para 17 nos primeiros meses de 2025.

Casos de Destaque

Nesta semana, duas ocorrências de destaque foram atendidas pela corporação. No domingo, 16, um turista argentino foi picado por uma jararaca ao fazer uma trilha na Barra da Lagoa, em Florianópolis. A vítima foi atendida pelos guarda-vidas e encaminhada ao hospital pelo helicóptero Águia. Outro caso que chamou a atenção foi a captura de três cobras corais-verdadeiras em uma residência no município de Gaspar na última terça-feira, 18.

Prevenção e Orientações

Um dos principais fatores para o aumento de atendimentos é a busca por alimento. Durante o verão, há uma maior proliferação de presas como ratos, baratas e lagartos, atraindo os animais peçonhentos para áreas urbanas e rurais.

As serpentes, peçonhentas ou não, são comuns em Santa Catarina. Espécies como jararaca, jararacussu, cascavel e coral-verdadeira estão entre as de interesse médico devido aos sintomas causados por suas picadas.

Como Evitar Acidentes

A maior parte dos acidentes ocorre nos membros inferiores, especialmente nos pés e pernas. Recomenda-se evitar andar descalço, verificar calçados e utilizar equipamentos de proteção em áreas de risco.

O que fazer em caso de picada

Em caso de acidente com animal peçonhento, algumas medidas podem ajudar a minimizar os riscos. Procure assistência médica imediatamente.

Fonte: cbm.sc.gov.br

Imagem do Grid
Imagem do Grid
Imagem do Grid
Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account