Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que define regras para o atendimento de pessoas com tremor essencial no SUS, visando melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
Projeto de lei aprovado para atendimento de pessoas com tremor essencial
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que define regras para o atendimento de pessoas com tremor essencial no Sistema Único de Saúde (SUS). O tremor essencial é uma das desordens do movimento mais comuns, afetando até 6% da população, principalmente acima dos 65 anos.
Apesar de não ser fatal, a condição compromete a autonomia e a qualidade de vida, dificultando tarefas simples como segurar objetos ou digitar. O SUS deverá contar com protocolos específicos para o atendimento de pessoas com tremor essencial, incluindo acesso a exames, tratamentos e medicamentos. Os atendimentos serão prestados por equipe multiprofissional, garantindo um atendimento integral e de qualidade.
Próximas etapas e impacto do projeto
O projeto agora segue para análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado, visando melhorias no atendimento e qualidade de vida dos pacientes com tremor essencial no SUS.
Tags: Saúde, QualidadeDeVida
Fonte: camara.leg.br
























