Imagem representativa da ameaça global da variante 1B do vírus Mpox

Estudo da Universidade de Surrey aponta transmissão entre humanos da variante 1B do vírus Mpox, aumentando riscos de pandemia. Saiba mais!

O que é a Mpox?

A Mpox era anteriormente conhecida como varíola dos macacos. O nome foi alterado pela OMS no final de 2022. Trata-se de um vírus que causa lesões na pele do rosto, podendo se espalhar para outras partes do corpo, incluindo a região genital. Outros sintomas incluem febre, fadiga e dores.

A doença foi descoberta pela primeira vez no final da década de 1950. Desde então, há evidências de que o vírus passou por mutações, principalmente nos últimos três a quatro anos, que permitiram uma transmissão entre humanos com mais facilidade.

A maior preocupação é que isso leve a doença a se adaptar aos humanos, facilitando a transmissão e podendo gerar uma nova pandemia, por exemplo.

Mutações estão tornando o vírus mais ameaçador

Os cientistas responsáveis pelo trabalho descobriram que o contato íntimo é agora uma forma significativa de propagação do vírus. Essa mudança na forma como é transmitida a doença está levando a cadeias de transmissão mais longas e surtos duradouros.

De acordo com os pesquisadores, este é um efeito da variante da Mpox.

Sintomas e transmissão peculiar

A Mpox tem transmissão peculiar: depende do contato físico próximo e prolongado. Assim como alguns outros vírus, incluindo a Covid-19, a gravidade depende da idade e condição de saúde da pessoa infectada.

O post Saúde: cientistas alertam para nova ameaça global apareceu primeiro em Olhar Digital.

Tags: ,

Fonte: olhardigital.com.br

Imagem do Grid
Imagem do Grid
Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account