Vacinação contra a Dengue em Santa Catarina
A vacinação contra a dengue em Santa Catarina atingiu 16,7% do público-alvo, composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Este grupo, totalizando 221.203 mil pessoas, recebe o imunizante em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Apenas 37 mil indivíduos completaram o esquema vacinal, representando 16,7% de cobertura. Em relação à primeira dose, 86 mil pessoas foram vacinadas, totalizando 39% de cobertura.
Meta de vacinação
De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 90% do público-alvo, sendo essencial para o enfrentamento da dengue, considerada um sério problema de saúde pública em Santa Catarina. O diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), João Augusto Brancher, destaca a importância da vacina como estratégia de combate à doença.
Cobertura vacinal por região
A região Nordeste apresenta a maior cobertura vacinal, com 54,30% do público-alvo vacinado com a primeira dose e 26,30% com as duas doses. Na Grande Florianópolis, a cobertura é de 13,91% para as duas doses, enquanto no Médio Vale do Itajaí e região de Chapecó, 10,06% completaram o esquema vacinal.
Alerta para a população
Entre 31 de dezembro de 2023 e 2 de dezembro de 2024, Santa Catarina registrou 348.737 casos prováveis de dengue. O diretor reforça a importância dos cuidados preventivos, principalmente em períodos de chuvas e altas temperaturas propícias à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
É fundamental que a população contribua na eliminação dos focos do mosquito, adotando medidas preventivas.
Para mais informações, entre em contato com Daniela Melo, da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, pelo telefone (48) 99134-4078 ou e-mail imprensa@saude.sc.gov.br.
Saiba mais: estado.sc.gov.br