Conheça as políticas de ações afirmativas da UFSC e seu enfrentamento à transfobia. Saiba mais sobre as vagas suplementares para pessoas trans na graduação e a importância da diversidade e inclusão no ensino superior.
Políticas de Ações Afirmativas e Transfobia: UFSC em Destaque
Desde a última sexta-feira (16), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem reafirmado seu compromisso com as políticas de ações afirmativas, alvo de desinformação e ataques. As vagas suplementares para pessoas trans na graduação são fundamentais para ampliar o acesso de grupos historicamente sub-representados ao ensino superior. A Política Institucional de Ações Afirmativas para Pessoas Trans, aprovada por meio da Resolução Normativa nº 181/2023, tem respaldo do Conselho Universitário e legislação vigente.
A UFSC reitera que a inclusão, diversidade e excelência acadêmica são valores complementares e indissociáveis. Todas as admissões por ações afirmativas seguem processos seletivos públicos, com critérios claros e objetivos, sem comprometer as vagas regulares. O objetivo é garantir igualdade de oportunidades, combater discriminações e fortalecer a universidade pública, democrática e plural.
Aos 65 anos, a UFSC enfatiza que as políticas de inclusão não ameaçam as universidades públicas. O real desafio é o subfinanciamento, a desinformação, a intolerância e o preconceito, que a instituição combate por meio do conhecimento, ciência, diálogo e formação cidadã.
Tags: UFSC, AçõesAfirmativas
Fonte: noticias.ufsc.br
