Tendências para a transformação urbana: o futuro das cidades inteligentes em 2025
Descubra as principais tendências que moldarão as cidades inteligentes em 2025. Integração de tecnologia, sustentabilidade e soluções centradas no ser humano em destaque
01. Governança: tecnologia em benefício da transparência, inclusão e eficiência na gestão pública
A governança em 2025 será guiada pela busca por maior transparência, participação cidadã e eficiência na gestão pública. Nesse processo, a tecnologia torna-se uma aliada. Beto Marcelino, sócio-fundador do iCities, explica que a Inteligência Artificial Generativa está transformando a tomada de decisões, proporcionando agilidade e assertividade nos serviços. Segundo o estudo da Associação Brasileira de Cidades Inteligentes (ABCI), 62% dos municípios brasileiros planejam implementar soluções de IA até 2025 para otimizar serviços públicos e reduzir custos operacionais.
02. Construção civil: prédios sustentáveis e integrados à natureza
Neste ano, o Brasil deve seguir entre os 10 países com mais construções sustentáveis no mundo. Funcionalidade e sustentabilidade irão fazer parte da construção civil nas cidades, a partir da busca de espaços biofílicos e mais acolhedores. Desde a pandemia de 2020, a valorização de ambientes que integrem natureza, eficiência energética e conforto tem sido crescente.
03. Agricultura Regenerativa: produzir mais, impactar menos
No Brasil, 22% dos municípios têm a agricultura como principal atividade econômica, segundo o IBGE. Diante desse cenário, a agricultura regenerativa surge com o intuito de minimizar as emissões de gases de efeito estufa no meio agrícola, prevenindo desastres naturais e combatendo as mudanças climáticas com uma abordagem sustentável.
04. Energias renováveis: transição energética é urgente para a gestão pública
A demanda de energia nas cidades seguirá crescente, e é nesse contexto que a busca por fontes renováveis torna-se urgente. Caio de Castro, sócio-fundador do iCities, destaca a importância da transição energética para produtividade e qualidade de vida nas cidades.
05. Eletromobilidade: uma alternativa para o transporte público
O uso de transporte público com menos emissão de CO₂ e veículos elétricos são alternativas para melhorar a mobilidade urbana no Brasil.
06. Mudanças climáticas: planejamento e ação global
Planejamento e ação para mitigar os efeitos das mudanças climáticas são fundamentais para o futuro das cidades.
07. Bem-estar do cidadão: pessoas inteligentes criam cidades inteligentes
O futuro das cidades inteligentes está na criação de ambientes que promovam o bem-estar dos cidadãos. Design urbano centrado no ser humano será destaque em 2025.
Tags: cidadesinteligentes, urbanismo
Fonte: acate.com.br




















