Tecnologia de Resgate: CBMSC em Piratuba Adquire Sonar
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está expandindo seu uso de tecnologias para operações de resgate, em especial em Piratuba, onde adquiriu um sonar para auxiliar nas atividades de busca subaquática, principalmente em barragens. Essa aquisição, fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal, é fundamental para o tenente André Germanovix, devido à presença das usinas hidrelétricas de Machadinho e Itá na região.
A importância do sonar foi destacada pelo tenente: “Essas usinas possuem barragens e já enfrentamos incidentes, como afogamentos, na área. Anteriormente, o mergulho era uma operação complexa, porém, com essa nova ferramenta, as ações dos mergulhadores tendem a ser mais eficazes”.
O sonar representa um avanço significativo nas operações de resgate, permitindo a localização precisa e rápida de objetos ou vítimas submersas, além de mapear fundos aquáticos em locais de difícil acesso. Germanovix ressalta: “Com as ondas sonoras, conseguimos ler o leito de rios, lagos e represas, identificando profundidades, objetos e vítimas submersas”.
Testes do Sonar em Piratuba
O equipamento foi testado recentemente no Rio do Peixe, em Joaçaba, com a colaboração do Instituto Federal Catarinense (IFC). Durante os testes, os mergulhadores e o IFC puderam observar o funcionamento do sonar e suas aplicações práticas, visando expandir o conhecimento sobre seu uso em operações de busca subaquática.
O projeto de pesquisa em conjunto busca explorar as diversas aplicações do sonar em resgates subaquáticos e ampliar o conhecimento técnico-científico da área.
Créditos:
Imagens: Soldado Fábio de Giacometti
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Saiba mais: cbm.sc.gov.br