Startups brasileiras participam do Web Summit Lisboa com apoio de Sebrae e ApexBrasil, em busca de oportunidades de negócios internacionais. Confira a experiência e os desafios enfrentados pelas empresas em território estrangeiro.
Participação das startups brasileiras no Web Summit Lisboa
Pelo terceiro ano consecutivo, startups brasileiras embarcam rumo ao Web Summit Lisboa, com apoio de Sebrae, ApexBrasil e outros parceiros. A conferência internacional de tecnologia, inovação e empreendedorismo acontece na capital portuguesa entre os dias 10 e 13 de novembro. Desta vez mais de 300 empresas integram a delegação nacional, com representantes de todas as regiões brasileiras, com destaque para Norte e Nordeste.
Perfil das empresas e expectativas
Selecionadas por meio de edital de chamada pública, o perfil das empresas inclui representantes dos segmentos de Tecnologia da Informação (TI), Healthtech, Edtech, entre outros, com mais de 50% lideradas por mulheres. A Head de Startups do Sebrae Nacional, Cristina Mieko, explica que a expectativa para 2025 é que as empresas convertam a experiência em negócios concretos. Antes de pisar em solo estrangeiro, as startups participam de duas capacitações focadas em investimento e de uma trilha sobre cultura de negócios e tempo de resposta do ecossistema português.
Proatividade e oportunidades de negócios
Cristina Mieko destaca a importância da proatividade das startups no evento. O objetivo é que as empresas cheguem a Lisboa com entendimento claro do mercado, prioridades comerciais definidas e um plano de retomada pós-evento. No Web Summit Lisboa, o Sebrae, em parceria com a ApexBrasil, coordenará o Pavilhão Brasil, reunindo startups, hubs e parceiros estratégicos do ecossistema de inovação.
Experiências de sucesso no evento
No ano passado, a MedEOR Medtech, de Santa Catarina, foi uma das empresas brasileiras integrantes da missão. Com tecnologia inovadora, a empresa conseguiu fechar negócios e expandir sua atuação internacional. O diretor comercial e sócio da empresa, Emílio Wener, destaca a importância do Web Summit Lisboa para conhecer as demandas do mercado externo e posicionar a empresa.
Expansão e novos produtos
A MedEOR Medtech, em operação desde 2020, já vendeu mais de 2 mil equipamentos no Brasil e agora visa ampliar sua atuação internacional com o lançamento de novos produtos. A empresa tem investido para atender a demanda internacional e obteve feedback positivo no evento, especialmente em relação à solução para avaliação da sensibilidade à dor.
Fonte: agenciasebrae.com.br






















