Saiba como o Sebrae tem se destacado ao impulsionar pequenas empresas a participarem ativamente das discussões sobre mudanças climáticas. Confira insights de especialistas e conheça mais sobre a agenda climática global.
A importância da participação dos pequenos negócios no debate climático
A segunda live do Papo Reto sobre a COP30 abordou a importância da sociedade e dos indivíduos na agenda do clima. O Sebrae tem promovido debates para aproximar o público das discussões sobre um futuro sustentável e para preparar o Brasil para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
O papel do Sebrae em impulsionar os pequenos negócios a se tornarem protagonistas no debate foi destacado durante a live. Marcos Woortmann, diretor adjunto do Instituto Democracia e Sustentabilidade, ressaltou a importância desse movimento. Ele comentou: “Estamos em um processo climático causado pela humanidade. O papel do Sebrae levando para o setor produtivo esse assunto é fundamental. O Brasil é o quinto maior poluidor do mundo. Isso é uma responsabilidade interna nossa.”
Woortmann também enfatizou a necessidade de engajamento de todos na agenda climática, destacando que “A comunidade não é só o lugar onde eu moro, mas o espaço onde eu compartilho. Se eu sou comerciante, tenho várias pessoas com os mesmos desafios. Por isso, pertença, se engaje, participe e vote.”
Transformando discussões em ação
Walter Figueiredo de Simoni, gerente de Política Climática Instituições e Direito do Instituto Clima e Sociedade, ressaltou a importância de transformar as discussões da COP30 em políticas públicas implementadas nos territórios. Ele enfatizou a necessidade de traduzir o debate internacional em ações locais: “Temos que ousar e pensar na cidade que a gente quer de uma forma radical. É um desafio e uma necessidade de traduzir o que diplomatas debatem ao redor de uma mesa para colocar em prática aquilo que queremos para o nosso local.”
Papo Reto sobre a COP30
A série de lives do Sebrae é um espaço de diálogo aberto e direto para discutir os principais temas da agenda climática global rumo à conferência que ocorrerá em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro.
Tags: Sebrae, debateclimático
Fonte: agenciasebrae.com.br