Santa Catarina descarta suspeitas de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em Tigrinhos e Concórdia

Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em Santa Catarina

Saiba mais sobre as análises que descartaram a presença de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em Santa Catarina. Vigilância sanitária em todo o território catarinense em destaque.

Análises descartam presença de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade

O Governo de Santa Catarina, juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), divulgou que testes realizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) eliminaram a possibilidade de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) nos municípios de Tigrinhos e Concórdia, relacionada a aves de subsistência.

O laudo final do Mapa para a granja comercial em Ipumirim também não detectou nenhuma doença ligada à Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, ratificando o resultado anterior que descartou a presença de IAAP. Diversas síndromes respiratórias e nervosas em aves foram investigadas, sem confirmação de IAAP ou qualquer outra enfermidade do tipo, responsável pela mortalidade no aviário de Ipumirim.

Vigilância sanitária prossegue em Santa Catarina

A Cidasc continua atuando de maneira constante em toda a região catarinense, como parte das atividades do Serviço Veterinário Oficial. Com o alerta máximo para prevenção de doenças aviárias, é normal o aumento de notificações, refletindo a prontidão da população para manter a qualidade sanitária do estado, reconhecido nacional e internacionalmente na defesa agropecuária.

Os casos suspeitos devem ser comunicados através do e-Sisbravet, disponível em bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET, ou diretamente em um escritório local da Cidasc. Informações de contato estão no site cidasc.sc.gov.br/estrutura-organizacional ou pelo telefone 0800 643 9300, agilizando a atuação das equipes de defesa sanitária animal. Santa Catarina não registra casos suspeitos de IAAP no momento, destacando a importância da participação da população para manter a saúde animal do estado.

Tags: ,

Fonte: estado.sc.gov.br

Imagem do Grid
Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account