A reforma na Barragem Sul de Ituporanga, estrutura vital de contenção de cheias, está na etapa final. Saiba mais sobre a intervenção inédita de manutenção.
Obra de manutenção inédita em Barragem Sul de Ituporanga
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil realizou o teste da troca da última comporta da Barragem Sul de Ituporanga, marco final da reforma histórica. Com 95% dos serviços executados, a barragem, construída na década de 1970, recebe pela primeira vez uma intervenção estrutural completa após 50 anos de operação.
Investimento e previsão de entrega
O investimento total na reforma é de R$ 23,3 milhões, com R$ 22,2 milhões já executados. A entrega da obra à população está prevista para as próximas semanas. Aumentando a segurança das cidades do Alto Vale do Itajaí, a reforma garante que a barragem cumpra seu papel de contenção de cheias em Santa Catarina.
Outras obras em andamento
O Governo do Estado também está investindo em melhorias nas barragens Norte, Oeste e em projetos de melhoramento fluvial na região. Além disso, a construção da Nova Barragem de Botuverá e a modernização da Barragem de Mirim Doce estão entre as prioridades para fortalecer a prevenção de desastres naturais no Estado.
Compromisso com a prevenção
O investimento em prevenção de desastres naturais demonstra o compromisso do Governo de Santa Catarina em proteger vidas e reduzir prejuízos. As obras em andamento refletem um esforço estratégico para garantir segurança hídrica e estrutural à população catarinense.
Tags: BarragemSul, prevençãodedesastres
Fonte: defesacivil.sc.gov.br

























