Santa Catarina registra as menores taxas de criminalidade em mais de uma década, com queda expressiva nos índices de mortes violentas e homicídios.
Destaques da redução da criminalidade em Santa Catarina
O combate à criminalidade em Santa Catarina produziu resultados expressivos no primeiro semestre de 2025, muitos deles representando os menores percentuais já registrados desde o início da série histórica — ou seja, desde quando o Governo do Estado passou a contabilizar os crimes.
Indicadores de mortes violentas
Um dos grandes destaques do relatório produzido pela Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) diz respeito aos indicadores de mortes violentas, que incluem homicídios, feminicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção legal de agente do Estado. A taxa de 3,9 registrada no período é a menor desde 2011.
Redução dos homicídios
Em relação ao primeiro semestre do ano anterior, a redução foi de 17,1%. Se analisados separadamente, os indicadores também apresentam resultados positivos, como no caso dos homicídios. A taxa de 2,8 é a menor já alcançada no período, com 224 crimes registrados.
Avanços nos índices
Outro avanço constatado foi a redução no número de feminicídios em Santa Catarina, que alcançou a segunda menor taxa da série histórica iniciada em 2018 — 0,29 para cada 100 mil habitantes.
Os números foram apresentados durante coletiva de imprensa conduzida pelo secretário da Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff, e pelo secretário adjunto, Sinval Santos da Silveira Júnior.
Tags: SegurançaPública, Criminalidade
Fonte: pc.sc.gov.br