Saiba mais sobre a 3ª Reunião da Rede Cooperativa Estadual de Pesquisa em Resíduos Sólidos que ocorreu no Câmpus Garopaba. Descubra os detalhes do encontro e seus impactos na atualização do Plano Estadual de Manejo de Resíduos Sólidos em Santa Catarina.
O Câmpus Garopaba sediou a 3ª Reunião da Rede Cooperativa Estadual de Pesquisa em Resíduos Sólidos, nos dias 8 e 9 de agosto. O objetivo do encontro foi fazer um balanço sobre a pesquisa que está sendo realizada em todo o Estado, com o objetivo de levantar dados para a atualização do Plano Estadual de Manejo de Resíduos Sólidos em Santa Catarina.
O encontro reuniu cerca de 50 participantes, entre servidores e bolsistas, das 10 instituições de ensino integrantes da Rede.
Cada uma das mesorregiões apresentou os dados já levantados e o cronograma de trabalho. Agora os dados serão organizados para ajudar a traçar um diagnóstico sobre a destinação de resíduos sólidos em todo o Estado e a elaboração da revisão do atual Plano Estadual de Manejo de Resíduos Sólidos.
O professor do curso de Gestão Ambiental do Câmpus Garopaba, Juliano da Cunha Gomes, é o coordenador da Mesorregião Sul e foi anfitrião do evento.
O coordenador geral do projeto, o professor da UFSC Armando Borges de Castilhos Júnior, fez a palestra de abertura do evento, apresentando o relatório de governança da rede. Estão sendo investidos cerca de R$ 3 milhões em recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para este trabalho.
Um relatório final será consolidado e enviado à Fapesc.
Fortalecer a pesquisa é fundamental para o sucesso do projeto, que busca reunir competências e garantir a responsabilidade na utilização dos recursos.
Para coordenadora de Pesquisa e Inovação do Câmpus Garopaba, Renata Waleska de Sousa Pimenta, a Rede representa uma oportunidade de incentivo à iniciação científica para os alunos bolsistas.
Saiba mais sobre a Rede Cooperativa Estadual de Pesquisa em Resíduos Sólidos.
Tags: Pesquisa, ResíduosSólidos
Fonte: ifsc.edu.br
