Saiba como o Projeto de Reconhecimento Facial (ProRef) está sendo implementado pelo Governo do Estado para garantir a segurança nas festividades do Dia da Independência em Florianópolis.
Sistema de Reconhecimento Facial para Segurança Pública
O Projeto de Reconhecimento Facial (ProRef) está em fase de testes em Santa Catarina, com 10 câmeras com inteligência artificial instaladas ao longo da Avenida Beira-Mar Continental para monitorar o público durante o Desfile Cívico-Militar do Dia da Independência em Florianópolis. O secretário da Segurança Pública, Coronel Flávio Graff, destaca a eficácia da tecnologia em eventos anteriores, com prisões efetuadas e pessoas desaparecidas identificadas.
Funcionamento do Sistema
O sistema de reconhecimento facial opera em tempo real, cruzando dados com os bancos da Segurança Pública. Caso haja alguma restrição, a central de monitoramento é alertada para acionar a guarnição mais próxima e proceder conforme a identidade confirmada.
Investimento e Expansão do Projeto
O governador Jorginho Mello autorizou um investimento de R$ 40 milhões para instalar 1.000 câmeras com inteligência artificial nos 60 municípios catarinenses com mais de 26,5 mil habitantes. Posteriormente, o projeto se expandirá para todo o estado, com a construção de centros de processamento e integração com sistemas municipais.
Cooperação para Segurança Pública
O secretário Flávio Graff destaca a importância da cooperação entre Estado e municípios, orientando os gestores a aguardarem os desdobramentos do projeto para integrarem suas tecnologias de reconhecimento facial ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP).
Tags: SegurançaPública, Tecnologia
Fonte: deolhonailha.com.br