Saiba como a Receita Federal simplificará a adesão ao Simples Nacional com novidades no Módulo de Administração Tributária. Confira os benefícios e funcionalidades!
Novidades no Módulo de Administração Tributária
No dia 1º de dezembro, a Receita Federal do Brasil lançará atualizações no Módulo de Administração Tributária do Portal de Negócios Redesim (PNR). Uma das melhorias é a possibilidade de escolher o regime tributário antes da emissão do CNPJ, agilizando em até 30 dias a abertura de empresas. A ferramenta visa simplificar e reduzir a burocracia desse processo, conforme destaca o auditor-fiscal da RFB, Carlos Nacif.
Fluxo integrado e facilidades
O novo módulo promove a conexão entre diversos órgãos para automatizar processos cadastrais e eliminar redundâncias. Além disso, oferecerá a opção de escolha do regime tributário, incluindo o Simples Nacional, desde a abertura da empresa.
Procedimento Integrado e Reforma Tributária
O procedimento integrado ao sistema da Reforma Tributária de Consumo contribuirá para a conformidade tributária desde a criação do CNPJ. A analista Layla Caldas, do Sebrae, ressalta a importância da escolha do contador no processo para agilizar a abertura das empresas.
A partir de 2027, estarão disponíveis opções como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), criados pela reforma tributária.
Módulo de Administração – Avanço Tributário
Em parceria com o Serpro, o novo módulo representa um avanço na modernização dos processos tributários, de acordo com as diretrizes da Reforma Tributária sobre o Consumo. A iniciativa busca fomentar um ambiente de negócios dinâmico, seguro e competitivo, por meio da integração federativa e digitalização de procedimentos.
Tags: ReceitaFederal, SimplesNacional
Fonte: agenciasebrae.com.br





















