Ranking Nacional 2025: Cartórios de SC lideram em Qualidade Notarial e Registral
O Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral de 2025 revela que serventias de Balneário Camboriú, Criciúma, Içara, Joinville e Palhoça estão empatados no 1° lugar. Este reconhecimento foi concedido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e destaca o 2º Registro de Imóveis de Balneário Camboriú, 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma, Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Içara, 1º Registro de Imóveis de Joinville e 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça.
O ranking destaca a excelência dos serviços com base em critérios técnicos, legais e auditorias independentes realizadas pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Com cerca de 13 mil cartórios no Brasil, oito serventias estão em primeiro lugar, sendo cinco delas em Santa Catarina. Além das mencionadas, outros cartórios do Estado também se destacaram, como o 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Balneário Camboriú, Registro de Imóveis de Barra Velha, Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Urubici, 3º Ofício de Registro de Imóveis de Joinville e Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Jaguaruna.
O presidente da Anoreg/SC, Otávio Margarida, ressalta que esse resultado reflete o esforço das serventias catarinenses em modernização, agilidade, segurança e oferta de serviços online, tornando-as referência nacional.
Inovações Reconhecidas Nacionalmente
Destacam-se três iniciativas pioneiras de Santa Catarina que se tornaram modelo nacional: a implementação do Selo Digital Verificador, a realização da primeira escrituração por videoconferência em Joinville durante a pandemia de 2020 e a adesão às centrais nacionais para serviços online.
Cartórios de SC Destaque Nacional
1º lugar (pontuação empatada):
2º Registro de Imóveis de Balneário Camboriú
1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma
Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Içara
1º Registro de Imóveis de Joinville
1º Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça – Cartório Margarida
13º lugar: 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Balneário Camboriú
15º lugar: Registro de Imóveis de Barra Velha
20º lugar: Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Urubici
35º lugar: 3º Ofício de Registro de Imóveis de Joinville
37º lugar: Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Jaguaruna
Crédito fotos: Renato Gama
Legenda fotos: Estrutura, tecnologia, agilidade, facilidade e segurança jurídica são características que posicionaram cartórios de SC no topo do ranking de qualidade do País
Fonte: deolhonailha.com.br