Mesa-redonda aborda a centralidade histórica, cultural e social das populações negras e indígenas em SC. Saiba mais sobre o evento e os temas discutidos.
Mesa-redonda: Protagonismo negro e indígena na construção de Santa Catarina
A mesa-redonda âAs raízes que nos formam: protagonismo negro e indígena na construção de Santa Catarinaâ, realizada durante o Sepei 2025 do IFSC, reuniu os professores Carlos Eduardo Bartel e José Bento Rosa da Silva para refletir sobre a centralidade histórica, cultural e social das populações negras e indígenas na formação de Santa Catarina. Saiba mais sobre os temas discutidos e os palestrantes.
Protagonismo negro: desmistificando estereótipos
O professor Bartel abordou a permanência de estereótipos sobre os indígenas e a resistência das populações. Saiba mais sobre suas pesquisas e as questões levantadas durante a mesa.
Inclusão e reconhecimento
O professor José Bento destacou a importância da história oral e do resgate cultural. Conheça mais sobre suas reflexões e os pontos discutidos sobre a invisibilidade negra em Santa Catarina.
Valorização da diversidade
A mesa reafirmou a importância de resgatar e valorizar a pluralidade de trajetórias que compõem Santa Catarina, reconhecendo a contribuição do protagonismo das populações negras e indígenas na formação do estado.
O debate, transmitido ao vivo, está disponível no canal do IFSC no Youtube. Confira abaixo:
Por Raiza Medina | Estagiária IFSC (Sob supervisão de Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC)
Tags: SantaCatarina, ProtagonismoNegro
Fonte: ifsc.edu.br
