O Protagonismo das Startups em Santa Catarina: Cases de Sucesso
Florianópolis, 13.12.2024 – Prova do protagonismo das startups no ecossistema de inovação de Santa Catarina, com apresentação de cases na reunião da FIESC. Adonai de Freitas, gestor da Catarina Capital, compartilhou a trajetória da empresa em apoio a empreendedores de tecnologia. Foram analisados mais de 1,8 mil projetos, resultando em investimentos em 15 startups, sendo 8 catarinenses, com alta taxa de retorno. O capital investido pela Catarina valorizou de R$ 83,4 milhões em 2013 para R$ 414 milhões em 2024, evidenciando o potencial do ecossistema local.
Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC, destaca a importância das startups para a economia catarinense, com 7,5% do PIB vindo das empresas de tecnologia. Diego Cortezini, cofundador da Asaas, compartilhou a história de sucesso da empresa de Joinville, enfatizando a importância do planejamento a longo prazo. A empresa Neoprospecta e BiomeHub, instaladas no Sapiens Parque, são referências em biotecnologia, com foco em pesquisas genéticas para alimentos e saúde humana.
O cofundador e CEO da Neoprospecta, Luiz Fernando Oliveira, relatou o histórico do empreendimento e sua evolução, desde a crise em 2015 até a venda para um grupo francês em 2024. A visão de longo prazo e os investimentos estratégicos foram essenciais para o crescimento sustentado das empresas, gerando impacto positivo para clientes e investidores.

Diego Cortezini, da Asaas (foto Filipe Scotti)

Luiz Fernando Oliveira, da Neoprospecta e BiomeHub (foto Filipe Scotti)
Saiba mais: fiesc.com.br
