Projeto Zuri: Educação Antirracista e Respeito no CEI Júlia Francisca
Conheça a iniciativa educacional antirracista do Centro de Educação Infantil Júlia Francisca dos Santos, em São José, que traz a personagem Zuri como protagonista. A Zuri surgiu como um desenho em um cartaz que promovia o uso de palavras inclusivas, combatendo expressões racistas.
Auxiliadora de sala Jenifer Daniele Maia dos Santos, idealizadora do projeto, conta: “O interesse das crianças foi tanto que planejamos um projeto pedagógico envolvendo todo o CEI. A Zuri virou boneca de pano e, recentemente, se transformou em uma personagem real na confraternização dos aniversariantes do mês de novembro”.
Maria Alice, filha da professora Jenifer, dá vida à personagem e destaca a importância de transmitir a mensagem de que o racismo é errado e que todos merecem respeito. Além disso, Maria Alice foi responsável por desenhar a Zuri para o cartaz, valorizando suas características e tradições.
O projeto pedagógico da Zuri Francisca teve início com formações para os professores sobre Relações Étnico-Raciais e faz parte do Projeto ‘Novembro é Todo Dia’, dedicado a trabalhar essa temática de forma interdisciplinar ao longo do ano.
A diretora do CEI, Fabíola da Silva Aguiar de Souza, destaca o impacto positivo da representatividade da Zuri, principalmente para as crianças negras, que se sentem reconhecidas e visíveis através da personagem.
Além das apresentações teatrais da Zuri, a programação incluiu decoração temática e um cardápio típico, com atividades como penteados especiais com trancistas convidadas. A trajetória da Zuri será compartilhada no Seminário ‘Novembro é Todo Dia’, organizado pela Secretaria de Educação de São José.
Fonte: saojose.sc.gov.br