Projeto da UFSC capacita profissionais sobre o sistema endocanabinoide

Profissionais de saúde aprendendo sobre sistema endocanabinoide

Conheça o projeto da UFSC que capacita profissionais de saúde de todo o Brasil sobre o sistema endocanabinoide e suas aplicações para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Origem do Projeto na UFSC

O projeto, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como objetivo capacitar profissionais de saúde de todo o país sobre o sistema endocanabinoide e as diversas formas de modulá-lo para benefício dos pacientes. Com a participação de 40 professores de cinco universidades federais, o curso remoto já capacitou mais de 1.500 pessoas em seu primeiro ano, provenientes de mais de 20 estados brasileiros. O apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) foi fundamental para viabilizar a execução eficaz do projeto.

Importância da Iniciativa

A idealizadora do projeto, professora Dalla Colleta, enfrentou desafios de saúde próprios, o que a levou a descobrir os benefícios da Cannabis sativa para melhorar sua qualidade de vida. Fundadora do Dalla Instituto, dedicou-se a compartilhar esse conhecimento com outros profissionais da saúde visando beneficiar mais pacientes. Em parceria com colegas da UFSC, surgiu o curso de extensão em Endocanabinologia, que já capacitou mais de 1,5 mil profissionais em suas primeiras turmas.

Curso de Extensão em Endocanabinologia

O curso, dividido em oito módulos, aborda o sistema endocanabinoide e suas aplicações de forma abrangente. Foi destacado que o sistema endocanabinoide, considerado o ‘maestro’ do organismo, é essencial para modulação de diversos sistemas do corpo, impactando positivamente a saúde dos pacientes. Com o objetivo de capacitar os profissionais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, o curso tem recebido grande interesse de diversas áreas da saúde.

Projeções Futuras

Para o futuro, está prevista a abertura de turmas para profissionais de outras áreas, além de uma atenção especial para paciente, como aqueles com fibromialgia, que já participaram de capacitações presenciais. O curso, além de oferecer condições especiais para membros da UFSC, busca expandir o conhecimento sobre o tema e desmistificar o uso de compostos como o canabidiol, ressaltando a importância do entendimento amplo sobre a Cannabis e seus benefícios para a saúde.

Fonte: Revista da Fapeu, Edição 15.

Tags: ,

Fonte: noticias.ufsc.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account