Conheça o projeto SIMples AsSIM, que apoia a formalização de agroindústrias, fortalecendo os Serviços de Inspeção Municipal e ampliando a adesão ao SISBI-POA.
O produtor de queijo Tobias Monteiro busca expandir seus negócios
O produtor de queijo Tobias Monteiro, do município de Jaguaré (ES), quer vender mais, e para todo o país. Por isso, ele e outros representantes de agroindústrias de pequeno porte estão participando do projeto SIMples AsSIM. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com o Sebrae, visa acelerar a formalização desses estabelecimentos e fortalecer os Serviços de Inspeção Municipal (SIM), ampliando a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), garantindo mais competitividade e acesso a novos mercados.
Regularização para inclusão produtiva
A regularização de agroindústrias é essencial para promover a inclusão produtiva, a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico local. O projeto SIMples AsSIM foi desenvolvido para superar os desafios estruturais, técnicos e educativos enfrentados pela formalização desses estabelecimentos e pela atuação dos SIM.
Formalização simplificada e apoio técnico
O SIMples AsSIM atua em três eixos: diagnóstico dos estabelecimentos, elaboração de um plano de ação personalizado, capacitação das equipes dos SIM e apoio técnico aos empreendedores na adequação física e sanitária dos estabelecimentos. A regularização das agroindústrias de pequeno porte é estratégica para a segurança alimentar e o desenvolvimento local, sendo essencial para participação em políticas públicas como o PNAE.
Tags: agroindústrias, SISBIPOA
Fonte: agenciasebrae.com.br





















