Projeto de extensão resgata escritoras brasileiras do século XIX ausentes na Wikipédia

Projeto de Extensão 50 Escritoras Brasileiras do Século XIX

Saiba mais sobre o projeto de extensão que visa resgatar escritoras brasileiras do século XIX ausentes na Wikipédia. Participe das atividades e contribua para ampliar a diversidade e o conhecimento na enciclopédia digital.

Projeto de Extensão 50 Escritoras Brasileiras do Século XIX

O Projeto de extensão 50 escritoras brasileiras do século XIX que faltam na Wikipédia abre nova rodada para edição de verbetes sobre autoras resgatadas por Zahidé Muzart. A atividade ocorrerá no segundo semestre de 2025, e a primeira reunião será em 21 de agosto, quinta-feira, às 14h, no Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (Nepemi), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Coordenado pela professora Flávia Varella, do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto aposta na interdisciplinaridade entre os cursos de História e Letras da UFSC. Além de aumentar a diversidade na maior enciclopédia digital do mundo, a iniciativa busca ampliar o debate acadêmico e social sobre questões de gênero, literatura e história pública.

Resgate da Produção Literária Feminina

Zahidé Lupinacci Muzart, pesquisadora referência nos estudos sobre literatura feminina no Brasil, foi professora da UFSC e criadora do Núcleo de Estudos de Literatura Feminina Brasileira, dedicou sua carreira a recuperar a produção literária de escritoras que foram invisibilizadas pela historiografia tradicional. Desde março deste ano, integrantes do projeto realizaram o levantamento das mulheres presentes nos três volumes da antologia Escritoras Brasileiras do Século XIX, organizada por Zahidé Muzart.

Contribuição para a História e Literatura Nacional

Diversas escritoras do século XIX deixaram obras literárias de grande valor para a história e a literatura nacional. Ainda assim, suas vidas e carreiras permanecem sub-representadas, especialmente no ambiente digital. Com o intuito de mudar essa conjuntura, nasceu o projeto de extensão Cinquenta escritoras brasileiras do século XIX que faltam na Wikipédia, que busca facilitar o acesso ao conhecimento sobre essas autoras e suas respectivas obras.

Participação nos Ciclos de Pesquisa e Produção

O semestre será organizado em três ciclos de pesquisa e produção. Confira a programação do primeiro ciclo:
21 de agosto – primeiro encontro: apresentação do projeto e introdução às desigualdades de gênero na Wikipédia;
4 de setembro – segundo encontro: trabalho coletivo de pesquisa e redação dos verbetes;
11 de setembro – terceiro encontro: continuidade da escrita e revisão dos verbetes;
18 de setembro – quarto encontro: finalização e publicação dos verbetes na Wikipédia.

As pessoas interessadas em participar das atividades do projeto devem comparecer à primeira reunião.

Tags: ,

Fonte: noticias.ufsc.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account