Conheça o projeto da Casan que une educação e comunicação para ampliar o conhecimento sobre saneamento básico e incentivar o pensamento crítico dos alunos em São José.
Alunos de São José participam de projeto de Educomunicação da Casan
Mais de 130 alunos se envolveram nas atividades promovidas pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em escolas locais. Essa iniciativa acompanha as ações de conscientização ambiental relacionadas à nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas.
O projeto, direcionado aos alunos do 4° e 5° ano da Escola de Ensino Fundamental de Potecas e do Centro Educacional Municipal Maria Hortência, visa fornecer informações sobre saneamento básico, sua importância e benefícios, além de estimular o pensamento crítico.
Atividades do projeto de Educomunicação
O Projeto Socioambiental nas escolas consiste em três etapas. No primeiro momento, os estudantes conhecem a história do saneamento básico. No segundo, participam de um experimento prático sobre erosão e a importância da mata ciliar na preservação ambiental. E, por fim, são desafiados a criar vídeos compartilhando seus aprendizados.
A técnica em Saneamento do projeto, Lara Chula Martins, destaca a interação dos alunos: “O objetivo é informar sobre a nova ETE e promover a educação ambiental. As crianças aprendem sobre o funcionamento das ETEs e ETAs, diferenciando redes de esgoto e redes pluviais. O engajamento das crianças é impressionante, elas participam com entusiasmo”.
Em 2024, mais de 300 crianças foram impactadas pelo projeto nas escolas próximas à obra da ETE Potecas. Diversas escolas já participaram das atividades, e a próxima instituição a receber o projeto é o Centro Educacional Municipal Renascer, a partir de 26/05.
Tags: educação, saneamento
Fonte: estado.sc.gov.br