Programa Centelha III: CERTI recebe investimento de R$ 155 milhões para impulsionar startups inovadoras
Fundação CERTI coordena implementação da terceira edição do Programa Centelha, apoiando mais de 1.100 novas startups com suporte estratégico e financeiro.
Suporte estratégico às startups
Com mais de 8 mil empresas atendidas, a Fundação CERTI foi selecionada para coordenar a implementação da terceira edição do Programa Centelha, iniciativa que estimula a criação de novas startups no Brasil e contará com um aporte de R$ 155 milhões. Referência no desenvolvimento de metodologias para programas de empreendedorismo, a CERTI venceu o edital de chamamento público promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). A instituição será responsável por coordenar as ações do programa em nível nacional. “Nosso objetivo é contribuir para dar continuidade ao sucesso das edições anteriores, com foco na evolução metodológica do programa, aprimoramento das capacitações oferecidas aos empreendedores e no fortalecimento dos ecossistemas de inovação”, ressalta Fernanda Konradt de Campos, diretora executiva do Centro de Empreendedorismo Inovador da CERTI.
Meta: mais de 1.100 startups apoiadas
O Programa Centelha III prevê a criação de mais de 1.100 novas startups, com impacto direto no desenvolvimento econômico regional e na inovação nacional. A CERTI será responsável por garantir a padronização do programa e promover a articulação entre os diversos stakeholders envolvidos. “Também disponibilizaremos às startups uma série de capacitações sobre temas do mundo da inovação, além de outros benefícios, como mentorias, parcerias de desenvolvimento tecnológico e descontos em softwares e serviços oferecidos pela rede de parceiros do programa”, complementa a diretora.
Apoio financeiro e técnico às empresas
As startups selecionadas pelo programa terão acesso a recursos financeiros, como subvenções econômicas e bolsas de apoio técnico, com o objetivo de transformar ideias inovadoras em negócios viáveis e sustentáveis. O lançamento dos primeiros editais direcionados às empresas está previsto para o segundo semestre de 2025.
Sobre a CERTI
A Fundação CERTI é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que oferece soluções inovadoras para empresas, governos e o terceiro setor. Fundada em 1984, a CERTI acumula vasta experiência no fortalecimento da competitividade e sustentabilidade de seus clientes.
Sobre o Centelha
O Programa Centelha tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. A iniciativa oferece capacitações, suporte técnico e recursos financeiros para transformar ideias em negócios de sucesso. Desde sua criação, em 2017, o Centelha já apoiou 1.068 startups, envolvendo mais de 33,5 mil empreendedores e alcançando 20% dos municípios brasileiros. O programa é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Finep e do CNPq, em parceria com o CONFAP e a Fundação CERTI.
Sobre o MCTI
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é o responsável pelas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Presente em todo o país por meio de suas unidades de pesquisa e instituições parceiras, o MCTI apoia o desenvolvimento científico e tecnológico como ferramenta para a solução dos desafios nacionais.
Fonte: deolhonailha.com.br