Conheça o programa ‘Adote um Posto Guarda-Vidas’ aprovado em Florianópolis, que permite a adoção de postos de guarda-vidas por pessoas físicas e jurídicas, fortalecendo a segurança no litoral.
Programa ‘Adote um Posto Guarda-Vidas’ em Florianópolis
A partir da temporada de verão 2025/2026, Florianópolis terá o programa ‘Adote um Posto Guarda-Vidas’, parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Câmara Municipal e Prefeitura. O Projeto de Lei nº 19.394/2024 foi aprovado pelos vereadores e será regulamentado em 30 dias, permitindo a adoção de postos de guarda-vidas para revitalização e manutenção.
Destaques do programa
- Adoção de postos de guarda-vidas por pessoas físicas e jurídicas.
- Veiculação de publicidade autorizada nos espaços adotados.
- Programa funcionará em duas modalidades.
Ampliação da segurança no litoral
Com o objetivo de fortalecer a estrutura de atendimento no litoral, a iniciativa pretende aumentar o número de postos de guarda-vidas ativos em Florianópolis, região do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1 BBM).
Depoimento do comandante-geral do CBMSC
O coronel Fabiano de Souza ressaltou a importância da iniciativa, destacando a integração entre corporação, comunidade e iniciativa privada para garantir segurança aos banhistas e condições de trabalho adequadas aos guarda-vidas.
Adesão e investimentos
A adesão ao programa será voluntária, formalizada por termo de cooperação de dois anos com o Executivo Municipal e o CBMSC. O credenciamento dos interessados será feito por edital público, possibilitando o recebimento de adesões e investimentos para ampliar a infraestrutura utilizada pelos profissionais responsáveis pela segurança nas praias de Florianópolis.
Tags: Florianópolis, segurançalitoral
Fonte: cbm.sc.gov.br