Polo Industrial de Santa Catarina: Setores Destacados e Inserção Internacional

Polo Industrial de Santa Catarina: Setores Destacados e Inserção Internacional

Florianópolis, 17.12.24 – Reconhecido como um estado internacionalizado, Santa Catarina tem 14 polos industriais de destaque internacional.

A região Sul do Brasil se destaca nacionalmente por ter a maior participação da indústria de transformação entre as atividades industriais. Cada estado possui 14 polos de inserção internacional, de acordo com o estudo dos Polos Industriais de Referência, realizado pelo Observatório FIESC, em colaboração com a Rede de Observatórios do Sistema Indústria e a Confederação Nacional da Indústria.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressalta que Santa Catarina se sobressai pela economia diversificada e capacidade de adaptação aos diferentes ciclos econômicos ao longo do tempo, além de ser rica em recursos naturais, o que também facilitou o desenvolvimento de diversos setores industriais.

Setores em Destaque

Entre os 14 polos internacionais identificados estão contemplados sete segmentos: madeira e móveis; papel e celulose; veículos, embarcações e aeronaves; máquinas e equipamentos; equipamentos elétricos; alimentos e bebidas e minerais não metálicos.

Em Santa Catarina, a indústria de madeira e móveis conta com cinco polos internacionais, em diferentes mesorregiões do estado: Oeste, Norte, Vale do Itajaí, Serra e Sul. É o setor com maior inserção no exterior, de acordo com o estudo, que levou em conta dados de 2021.

Destaques nas Mesorregiões

Na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí, a inserção internacional é impulsionada pela indústria de veículos, embarcações e aeronaves. O setor de equipamentos elétricos também se destaca internacionalmente, especialmente na mesorregião Norte Catarinense, onde a fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos é a principal atividade.

A economista do Observatório FIESC, Camila Morais, enfatiza que além desses polos, o estado também abriga outros de inserção internacional, como o de minerais não metálicos. No Oeste Catarinense, o polo de Alimentos e Bebidas se sobressai e está fortemente vinculado à cadeia agroindustrial de abate de aves e suínos.

Ranking da Inserção Internacional por Mesorregião

  • Norte Catarinense: 4 polos internacionais nos setores de Papel e Celulose, Máquinas e Equipamentos, Equipamentos Elétricos, e Madeira e Móveis.
  • Vale do Itajaí: 2 polos internacionais em Veículos, Embarcações e Aeronaves, e Madeira e Móveis.
  • Sul Catarinense: 2 polos internacionais em Minerais não Metálicos e Madeira e Móveis.
  • Oeste Catarinense: 2 polos internacionais em Madeira e Móveis e Alimentos e Bebidas.
  • Grande Florianópolis: 2 polos internacionais em Veículos, Embarcações e Aeronaves, e Minerais não Metálicos.
  • Serrana: 2 polos internacionais em Papel e Celulose, e Madeira e Móveis.

Saiba mais: fiesc.com.br

[avatar_usuario_logado]

[usuario_e_nome] [num_seguidores_seguindo]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account