Operação da Polícia Civil desarticula golpe do falso advogado nos estados do Ceará e Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a investigação em andamento.
Operação ‘Litis Simulatio’ desmantela esquema do ‘Golpe do Falso Advogado’
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos, do Departamento de Investigações Criminais da Capital (DCE/DIC), em ação conjunta com o Cyberlab do Ministério da Justiça e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, deflagrou na quinta-feira (23/10) a Operação ‘Litis Simulatio’ para combater o grupo criminoso que aplicava o ‘Golpe do Falso Advogado’.
As investigações tiveram início em 2024, após uma vítima em Florianópolis/SC relatar ter caído no golpe, transferindo R$270.000,00 aos criminosos que se passavam por advogados. Foram cumpridos mandados de busca e prisão nos estados do Ceará e Rio de Janeiro, relacionados aos suspeitos envolvidos na fraude.
A Polícia Civil alerta a população para ficar atenta a contatos suspeitos envolvendo pagamento para liberação de valores judiciais, destacando que advogados e o Poder Judiciário não solicitam depósitos ou transferências para liberar valores de processos. Em caso de dúvidas, a orientação é sempre verificar a veracidade do contato.
A expressão ‘litis simulatio’, que significa ‘simulação de litígio’ em latim, é utilizada para se referir ao crime do falso advogado, sendo alvo da investigação em curso.
Tags: PolíciaCivil, Fraude
Fonte: pc.sc.gov.br























