Conheça estudos realizados em Criciúma e Chapecó que avaliaram os impactos da pandemia na saúde mental da população em Santa Catarina. Saiba como o Governo incentiva pesquisas para melhorias na saúde pública.
Estudos de Impacto da Covid-19 na Saúde Mental em Santa Catarina
O Governo de Santa Catarina incentiva pesquisas na área da saúde, como o estudo desenvolvido em Criciúma e Chapecó, que avaliaram os impactos da pandemia na saúde mental da população. Essas pesquisas geram dados importantes para a tomada de decisões na área da saúde pública. O estudo, fomentado pela Fapesc, analisou os transtornos psiquiátricos gerados pela Covid-19, constatando um aumento de casos de depressão e ansiedade. Projetos de incentivo, como o PPSUS, buscam soluções para atender às necessidades reais da população catarinense.
Projetos Especiais e Incentivos
O PPSUS incentiva estudos em áreas especializadas, como os realizados em Criciúma e Chapecó, visando soluções para a saúde pública. Uma nova edição do programa foi lançada em 2025, com recursos de R$ 12 milhões para pesquisas que beneficiem a população. As propostas podem ser enviadas até 30 de abril, com cada projeto selecionado recebendo até R$ 200 mil. O edital oferece três eixos temáticos com linhas de pesquisa específicas, sendo realizado em parceria com o Ministério da Saúde, SES e Fapesc.
Tags: saúdemental, pesquisassaúde
Fonte: deolhonailha.com.br