Conheça a participação das pesquisadoras da UFSC no evento CEISAL 2025 sobre justiça social, ambiental e climática na Sorbonne Nouvelle em Paris.
Participação das Pesquisadoras da UFSC no CEISAL 2025
Três pesquisadoras do Observatório de Justiça Ecológica da Universidade Federal de Santa Catarina estão participando do encontro internacional CEISAL 2025, na Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, com foco na Justiça social, ambiental e climática na América Latina e no Caribe.
O evento, promovido pelo CEISAL, tem como objetivo fomentar a reflexão sobre as realidades sociais, culturais, econômicas e políticas latino-americanas. Durante o evento, Marcela Mascarello apresentou o trabalho “Litigância estratégica e consulta prévia aos povos indígenas: estudo de caso Mina Guaíba, RS, Brasil”, enquanto Letícia Albuquerque abordou os desafios da proteção da biodiversidade a partir do Acordo de Kunming-Montreal. Gabrielle Fagundez tratou do caso La Oroya e refletiu sobre o papel do Fundo Clima no contexto da saúde pública e emergência climática.
O CEISAL, reconhecido pela UNESCO desde 1984, reúne instituições de pesquisa em 17 países europeus. A participação das pesquisadoras foi viabilizada pelo CNPq por meio do projeto Justiça Ecológica e subalternidades.
Tags: JustiçaEcológica, CEISAL2025
Fonte: noticias.ufsc.br