Estudo global liderado pela UFSC e Universidade de Hamburgo revela como controlar 5 fatores de risco cardiovascular pode aumentar a expectativa de vida em até 14 anos. Saiba mais!
Estudo global destaca controle de fatores de risco cardiovascular
Uma pesquisa global, com participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e liderada pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha, foi publicada no The New England Journal of Medicine e ganhou destaque no caderno Equilíbrio da Folha de S. Paulo. O estudo aponta que o controle de hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade/sobrepeso e tabagismo pode aumentar a expectativa de vida em até 14 anos para pessoas na faixa dos 50 anos. Esses fatores de risco representam metade do risco global de doenças cardiovasculares, conforme a Folha de S. Paulo.
A pesquisa, que envolveu mais de 2 milhões de pessoas em 39 países, utilizou dados do estudo EpiFloripa – Condições de Saúde de Adultos e Idosos de Florianópolis, coordenado pela professora Eleonora d’Orsi, da UFSC. A coautora ressalta a importância das políticas públicas de prevenção no Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tags: SaúdePública, PesquisaUFSC
Fonte: noticias.ufsc.br
