Pesquisa da UFSC liderada pela professora Ana Catarina Jakovac recebeu recursos para monitorar a regeneração natural de florestas na Amazônia. Saiba mais sobre o projeto de R$699 mil.
Projeto de pesquisa da UFSC monitora regeneração na Amazônia
A professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Ana Catarina Jakovac, foi uma das contempladas com recursos do edital SinBiose para estudar a regeneração de florestas na Amazônia. Com um investimento de R$699 mil, a equipe liderada por Catarina pretende quantificar a previsibilidade e a estabilidade das trajetórias sucessionais na região, identificando os fatores que as determinam. O objetivo é estimar a incerteza da regeneração natural em diferentes contextos sócio-ecológicos.
Sucessão ecológica na Amazônia
O estudo analisará a sucessão ecológica, um processo de mudanças nos ecossistemas após perturbações, visando entender a restauração ecológica ao longo do tempo. A pesquisa, com viés aplicado, pretende contribuir para políticas públicas de restauração, classificar estágios sucessionais na Amazônia e formalizar a rede Regenara-Amazônia como um repositório de dados sobre biodiversidade na região.
Colaborações e resultados
O projeto terá colaborações nacionais e internacionais, incluindo órgãos como Ministério do Meio Ambiente e Icmbio. A proposta visa agregar novas informações ao banco de dados do Regenara-Amazônia para ampliar o entendimento da regeneração natural de florestas na região. Os indicadores e valores de referência do estudo foram publicados em 2024, contribuindo para a implementação de políticas públicas no Brasil.
O projeto liderado por Ana Catarina Jakovac destaca a importância da integração entre ciência e práticas de restauração ecológica para orientar as políticas públicas e a tomada de decisão.
Tags: Amazônia, MeioAmbiente
Fonte: noticias.ufsc.br

























