Presidente do Sebrae destaca importância dos pequenos negócios no crescimento do PIB. Saiba mais sobre o papel fundamental das MPEs na economia.
Destaques sobre o crescimento do PIB no Brasil
O Produto Interno Bruto (PIB) do país teve um avanço de 0,4% no 2º trimestre, de acordo com dados do IBGE. Em comparação com o mesmo período de 2024, o crescimento foi de 2,2%. O presidente do Sebrae, Décio Lima, comemorou esse crescimento e enfatizou a relevância dos pequenos negócios. Em julho, 80% dos novos empregos foram gerados por pequenas empresas no país. Esse apoio é fundamental para fortalecer a economia nacional, sendo responsáveis por 27% do PIB e mais da metade dos empregos formais. O aumento do PIB é resultado do trabalho conjunto com o governo federal, onde os pequenos negócios desempenham um papel crucial.
Crescimento dos Serviços e das MPEs
No setor de Serviços, com destaque para as atividades financeiras, de seguros, transporte, informação e comunicação, entre outros, cresceram no trimestre. As MPEs foram responsáveis pela maior parte dos novos postos de trabalho, demonstrando o dinamismo e a capacidade de adaptação dos empreendedores. A abertura de novos negócios continua forte em 2025, com mais de 3 milhões de empreendimentos até julho, sendo 77% MEIs.
Estímulo ao empreendedorismo e inovação
O envolvimento ativo do Sebrae em políticas de capacitação, acesso a crédito e inovação tem impulsionado o empreendedorismo no país. A previsão de redução dos juros a partir de 2026, aliada à estabilidade na taxa Selic, aumenta a confiança dos empreendedores e consumidores, incentivando o consumo e investimentos nas MPEs. Ações de capacitação e acesso a mercados digitais são essenciais para promover o crescimento sustentável e o desenvolvimento econômico e social.
Tags: PequenosNegócios, CrescimentoPIB
Fonte: agenciasebrae.com.br