Conheça a ação do Sebrae na COP30, destacando os pequenos negócios como impulsionadores de uma transição verde inclusiva. Saiba mais sobre a exportação sustentável e competitiva das micro e pequenas empresas brasileiras.
Pequenos negócios na COP30
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou uma versão em mandarim do seu vídeo manifesto para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realçando a importância dos pequenos negócios na transição verde inclusiva.
Exportação sustentável
Atualmente, os pequenos negócios representam 40% das empresas brasileiras que exportam, com presença crescente no comércio internacional. Em 2024, das cerca de 29 mil empresas exportadoras, 11,4 mil eram pequenas.
Relação com a China
O Brasil é o maior fornecedor de carne, soja e açúcar para a China, destacando a importância da sinergia entre os dois países em tecnologia verde e inovação.
Sustentabilidade e inclusão social
Para o presidente do Sebrae, a inovação e sustentabilidade devem andar lado a lado no enfrentamento das mudanças climáticas, visando o desenvolvimento eficiente e resiliente dos pequenos negócios.
Impacto econômico
Os pequenos negócios brasileiros representam 97% das empresas e 26,5% do PIB, gerando milhões de empregos e sustentando grande parte da população do país.
Manifesto Vivo Tecelãs do Clima
O Sebrae apresentará o Manifesto Vivo Tecelãs do Clima na COP30, destacando o papel das mulheres empreendedoras na regeneração ambiental e no combate às mudanças climáticas.
Fonte: agenciasebrae.com.br





















