Descubra a trajetória dos imigrantes italianos em Santa Catarina, desde a chegada dos primeiros pioneiros até as festividades de comemoração dos 189 anos de imigração.
Origens da imigração italiana em Santa Catarina
A imigração italiana no Brasil teve início em 1836 com a chegada de 186 imigrantes italianos ao porto de Nossa Senhora do Desterro na Ilha de Santa Catarina. A maioria desses imigrantes veio da cidade de Sassello, na região da Ligúria, embarcando no navio “Correio” em Gênova. Entre eles, 132 fundaram a Colônia Nova Itália, atualmente conhecida como São João Batista.
A festa de comemoração
Em comemoração aos 189 anos da imigração italiana, a Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (ANANPIB) realizará a Festa Típica Ligure Italiana no dia 14 de setembro no salão de festas da Capela São José, sob a coordenação de Max Formento, descendente do pioneiro Stefano Formento.
Famílias homenageadas
A assembleia da associação decidiu homenagear as famílias Peixe e Peixer, originárias das famílias pioneiras da Colônia Nova Itália. Destaque para a família Peixer, representada por Maurício Peixer (PL) na Assembleia Legislativa.
Famílias pioneiras
Dentre as famílias pioneiras que fundaram a Colônia Nova Itália, destacam-se Pesco, Riolfo, Alerto, Caviglia, Montado, Sardo, Gambieli, entre outras. A história dessas famílias remonta à região da Ligúria, que hoje é parte do Reino da Itália, com Genova como sua capital.
A região da Ligúria, de onde a maioria dos imigrantes partiu, era composta por cidades como Sassello, região da Ligúria e pertencente à província de Savona. Com mais de 1,4 milhão de habitantes, a Ligúria é uma das menores regiões italianas, com uma rica história e tradições preservadas ao longo dos anos.
Tags: imigraçãoitaliana, ANANPIB
Fonte: scempauta.com.br