Operação Torcida Segura: Combate à Violência de Torcidas em Florianópolis

Na manhã desta sexta-feira (29), uma grande operação conjunta foi deflagrada em Florianópolis para combater atos de violência praticados por membros de torcidas organizadas. A ação, chamada de Operação Torcida Segura, envolve o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), a 29ª Promotoria de Justiça da Capital e diversas forças de segurança do Estado. O principal objetivo é investigar e reprimir crimes cometidos por integrantes das torcidas Gaviões Alvinegros e Mancha Azul.

Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em endereços de investigados e nas sedes das torcidas, localizadas nos bairros Estreito e Carianos, na capital.

Contexto das investigações

As investigações começaram após um confronto violento entre membros dessas torcidas em um posto de gasolina em São José, ocorrido após um jogo em Florianópolis. O episódio envolveu brigas generalizadas com uso de barras de madeira e ferro, resultando em quatro pessoas gravemente feridas e danos significativos a veículos.

Esse incidente chamou atenção para o aumento da violência em eventos esportivos e motivou a operação.

A partir desse caso, os órgãos de investigação identificaram indícios de associação criminosa e outros crimes relacionados ao incentivo e prática da violência no esporte. Os alvos da operação estão sendo monitorados para aprofundar as investigações e combater essas condutas.

Forças envolvidas na operação

A operação conta com uma ampla integração entre diferentes órgãos de segurança. Participam do trabalho o GAECO, a Polícia Militar de Santa Catarina, a Polícia Civil, a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), a Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC), a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e a Central de Plantão Policial (CPP) da Capital.

Foco nas apreensões

Os mandados foram expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital e têm como alvo não apenas as residências dos suspeitos, mas também as sedes das torcidas organizadas. Durante as buscas, as equipes procuram por celulares e outros materiais que possam auxiliar na instrução do procedimento de investigação criminal em andamento.

Objetivo da operação

A Operação Torcida Segura busca desarticular atividades criminosas associadas às torcidas organizadas e reforçar a segurança nos eventos esportivos de Santa Catarina. O intuito é eliminar as práticas de violência ligadas ao futebol, promovendo um ambiente mais seguro para torcedores e cidadãos. Essa ação faz parte do esforço contínuo do GAECO, uma força-tarefa composta por diferentes órgãos estaduais e federais, para prevenir e reprimir atividades criminosas no Estado. A operação segue em andamento, e novos desdobramentos podem ocorrer nos próximos dias.

Fonte: agorafloripa.com.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account