A Polícia Civil de Santa Catarina realiza a operação ‘Queda da Torre’ para desmantelar lideranças de facção criminosa em Santa Catarina, com mandados cumpridos em três estados. Saiba mais.
Operação ‘Queda da Torre’ desarticula facção criminosa em três estados
A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Itajaí (DECOD/DIC de Itajaí), deflagrou a operação ‘Queda da Torre’ nesta manhã. A investigação revelou as principais lideranças da facção criminosa catarinense a nível estadual. Os indiciados são suspeitos de compor um conselho da organização criminosa, responsável por tomar decisões cruciais para o grupo, como ‘decretos de morte’, rebeliões e atentados, direcionando ordens para criminosos em todo o estado. Três advogados foram identificados atuando como mensageiros, transmitindo mensagens entre os membros presos e comparsas em liberdade. Um dos advogados é suspeito de ter sido ‘batizado’ na facção, envolvendo-se em atividades financeiras e na guarda de armamento do grupo criminoso.
A operação resultou no cumprimento de 36 ordens judiciais, incluindo 28 mandados de busca e apreensão e 08 mandados de prisão preventiva. As ações ocorreram simultaneamente em Santa Catarina, Paraná e Alagoas, abrangendo 13 municípios. Dos 8 mandados de prisão, 7 foram executados. Dispositivos eletrônicos e documentos foram apreendidos para aprofundar as investigações. A colaboração com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil foi fundamental para o êxito da operação, que contou com o apoio de diversas unidades policiais, resultando na prisão de mais de 160 suspeitos.
Apoio e Coordenação da Operação
A operação teve o suporte das DEIC, DPGF, DIPC, DRPs de São José, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Criciúma, Joinville e Chapecó, Coordenadoria de Operações com Cães (COPC), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), SAER Sul, Polícia Penal de Santa Catarina, Polícia Civil do Paraná e Polícia Civil de Alagoas.
Detalhes com o Delegado Eduardo Ferraz
No vídeo abaixo, o delegado Eduardo Ferraz fornece informações adicionais sobre a operação ‘Queda da Torre’.
Tags: OperaçãoQuedaDaTorre, FacçãoCriminosa
Fonte: pc.sc.gov.br