Descubra como a Polícia Civil de Santa Catarina desarticulou um esquema criminoso de contratações diretas sem licitação na administração municipal de Timbó/SC. Confira os detalhes da operação Credenciamento.
Operação Credenciamento: Desvendando Esquemas de Corrupção em Timbó/SC
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 4ª Delegacia de Polícia Especializada de Combate à Corrupção (DECOR), desencadeou a operação “Credenciamento”, com o objetivo de investigar crimes relacionados a processos licitatórios e à gestão pública na Prefeitura de Timbó/SC.
A investigação concentra-se na identificação de diversas empresas pertencentes a um mesmo grupo familiar, que facilitavam contratações de um mesmo grupo econômico sem a necessidade de licitação. Essa prática era viabilizada pelo procedimento de credenciamento, que possibilita contratações diretas por inexigibilidade de certames concorrenciais.
As contratações ilícitas ocorreram no período entre 2022 e 2024 e contavam com a participação de servidores públicos das Secretarias de Obras e de Saúde, que direcionavam os contratos para as empresas investigadas em troca de vantagens ilícitas. A ação criminosa só teve êxito devido à colaboração dos servidores envolvidos.
Detalhes da Operação
A Polícia Civil realizou o cumprimento de seis mandados de busca domiciliar durante a operação. O Poder Judiciário, de forma preventiva, proibiu os suspeitos de firmar contratos com o poder público, visando preservar a lisura das investigações e evitar novos prejuízos ao erário municipal.
As unidades policiais envolvidas na operação foram: CECOR, DECOR/DEIC, 1ª DECOR, 2ª DECOR, 3ª DECOR, LAB/DEIC e DRRDI/DEIC, sob a coordenação da 4ª DECOR.
Fonte: pc.sc.gov.br