Novidades em 2026: CNPJ com alfanumérico e NFS-e padronizada
O empreendedor brasileiro terá mudanças significativas em 2026, com a transição do CNPJ para um formato alfanumérico e a padronização da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) em todos os municípios. Saiba o que foi discutido na live do Sebrae com os auditores fiscais Carlos Nacif e Hermano Toscano no dia 18 de novembro.
Mudanças no CNPJ
A partir de julho de 2026, o CNPJ passará a ter letras e números, mantendo os 14 caracteres. A Receita Federal assegurou que os CNPJs existentes não serão alterados, sendo a mudança aplicada apenas para novas empresas.
Unificação da NFS-e
Outra mudança prevista é a unificação da NFS-e em todo o país a partir de janeiro de 2026. A adesão dos municípios é fundamental, com 1.140 cidades já conveniadas. Os empreendedores devem se familiarizar com o novo sistema, visando uma transição suave e acesso facilitado aos documentos fiscais.
Hermano Toscano enfatizou a importância da padronização para oferecer uma plataforma única e de fácil acesso aos cidadãos, enquanto a Receita Federal disponibilizou informações adicionais sobre a NFS-e.
Fonte: agenciasebrae.com.br