Inauguração da Praça da Bailarina Liselott Trink em Joinville
A prefeitura de Joinville inaugurou neste domingo, dia 15, a Praça da Bailarina Liselott Trink, uma homenagem à precursora da dança em Joinville. O projeto, realizado em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, inclui uma bailarina de aço em tamanho real, produzida pelos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, em Joinville.
O prefeito Adriano Silva destaca: “É um sonho muito grande para a gente criar marcos culturais para a nossa cidade, para que as futuras gerações entendam o porquê disso tudo na nossa cidade. O motivo de sermos a Cidade da Dança, quem foi a família Trinks, a importância da Escola Bolshoi e das nossas indústrias de tecnologia em Joinville. Afinal, essa obra de arte é fruto da cultura da dança junto com a cultura do empreendedorismo. Arte e tecnologia juntas”.
Por meio da manufatura aditiva a laser, que é uma impressão 3D feita em aço, o Instituto SENAI ‘imprimiu’ a estátua da bailarina. Ela tem 1,85 metro de altura e é uma reprodução em escala real, a partir de escaneamento feito no Instituto da joinvilense Thais Diógenes, que em 2011 se formou na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e hoje é a solista principal da Ópera de Kazan, na Rússia.
Manufatura aditiva na indústria
Por meio da manufatura aditiva, é possível customizar e construir objetos com diferentes materiais, o que oferece versatilidade. Além disso, oferece ganhos na produção, com economia de tempo e aumento da produtividade; na agilidade na fabricação e maior precisão dos objetos; e na sustentabilidade, já que esse processo utiliza menos materiais.
João Dreveck, pesquisador responsável pelo projeto no Instituto SENAI, explica que foram empregadas duas técnicas de manufatura aditiva na criação da bailarina de aço. A peça foi instalada na praça que a prefeitura implantou no cruzamento da Av. Juscelino Kubitschek com a Rua 9 de Março, proporcionando um novo espaço de lazer para a comunidade.
Quem foi Liselott Trinks
Liselott Trinks nasceu em Joinville, em 1914, e foi uma figura importante para a dança na cidade. Com informações da Prefeitura de Joinville e da FIESC.

Inauguração ocorreu em Joinville neste domingo, dia 15. Foto: Prefeitura Joinville

praca da bailarina

bailarina de aço
Saiba mais: fiesc.com.br
