Cooperação entre UFSC e Petrobras resulta na inauguração de laboratório de massas no Centro de Ciências Biológicas. Saiba mais sobre a nova estrutura e sua importância para pesquisa científica.
Cooperação entre UFSC e Petrobras resulta na inauguração do Laboratório de Massas
O Laboratório de Massas, fruto de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Petrobras, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) do Campus de Florianópolis, foi inaugurado nesta segunda-feira, 2 de junho. A nova estrutura integra o Laboratório de Biomarcadores de Contaminação Aquática e Imunoquímica (LABCAI), coordenado pelos professores Afonso Celso Dias Bainy, Maria Risoleta Freire Marques e Guilherme Razzera.
Identificação e quantificação de óleo em organismos
O laboratório será utilizado para identificação e quantificação de óleo em organismos, fornecendo informações sobre o impacto do petróleo na vida aquática. São quatro novos equipamentos de Cromatografia Líquida (LC) que funcionarão juntos para identificar e medir a quantidade de componentes em diferentes tipos de amostras, como na bile de peixes. Esses materiais podem fornecer detalhes sobre os efeitos do óleo nas espécies a partir de quantidades muito pequenas.
Tecnologia de ponta e formação de pesquisadores
Com tecnologia de ponta, o laboratório representa uma ampliação da estrutura de pesquisa da Universidade. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Jacques Mick, apontou o alinhamento de esforços entre as instituições e a formação de quadros que poderão atuar em Santa Catarina.
Parceria duradoura e evolução da cooperação
O professor Afonso Bainy destaca que a relação entre LABCAI e a Petrobras já dura anos, com projetos conjuntos de extensão, pesquisa e infraestrutura. A cooperação vai além da prestação de serviço, destacando o diálogo constante entre os pesquisadores.
Na inauguração, discursaram também o diretor do CCB, Rui Daniel Prediger; o representante da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), Luis Felipe Ferreira; e o representante da Petrobras, Ítalo Rigotti.
Com a inauguração do Laboratório de Massas, a UFSC reafirma seu compromisso com a pesquisa científica de qualidade e a inovação tecnológica.
Fonte: noticias.ufsc.br
