Nova Estação de Tratamento de Água de Araquari reduziu em 35% os comunicados de falta de água, trazendo impactos positivos para o abastecimento da cidade. Saiba mais!
Inauguração da Nova ETA de Araquari
A Nova Estação de Tratamento de Água de Araquari, inaugurada em março, está impactando positivamente o abastecimento da cidade do Norte Catarinense. Desde a pré-operação em janeiro até a inauguração em 21 de março pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), a estrutura causou uma redução de 35% nos comunicados de falta de água em comparação ao ano anterior.
Um dos impactos mais significativos foi na região do Bairro Itinga, que agora tem autonomia no abastecimento em relação aos municípios vizinhos. A redução nos comunicados se destaca, especialmente durante o verão, período de aumento no consumo de água devido ao calor.
Operação da Nova ETA e Estrutura de Abastecimento
A ETA, em operação plena, tem capacidade para tratar 200 litros de água por segundo, o que equivale a cerca de sete piscinas olímpicas de água por dia. Junto com a Estação, o Sistema de Abastecimento foi inaugurado, contando com uma Adutora de Água Bruta de 6 km, uma Adutora de Água Tratada de 2,3 km e 10 km de redes de distribuição em toda a cidade. O futuro prevê melhorias com a implementação de aproximadamente 6 km de novas redes e ações para reduzir as perdas de água, como novos dispositivos hidráulicos.
A pressão adicional nas tubulações devido à nova ETA está motivando a renovação de redes de distribuição em toda a cidade. Nos próximos meses, serão realizadas substituições de tubulações em áreas críticas e a setorização das redes, visando minimizar o impacto de vazamentos no abastecimento.
Para mais informações e comunicações oficiais, entre em contato pelos Canais Oficiais: 0800-048-0115, 0800-643-0195 ou pelo Aplicativo CASAN.
Fonte: estado.sc.gov.br