IFSC e Fapesc inauguram laboratório de tecnologias assistivas com impressão 3D
IFSC e Fapesc inauguram Centro de Aplicações em Manufatura Aditiva para desenvolver soluções em tecnologias assistivas na área da saúde. Saiba mais no vídeo!
IFSC e Fapesc inauguram laboratório de tecnologias assistivas
O Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis inaugurou nesta terça-feira (11) o Centro de Aplicações em Manufatura Aditiva (Camad). O laboratório foi selecionado pelo Programa MultiLab SC da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), atuando no desenvolvimento de materiais e técnicas de manufatura aditiva, como impressão 3D, para criar soluções em tecnologias assistivas na área da saúde. O Camad foi um dos 50 projetos selecionados no edital 15/2023 do Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada, com investimento de mais de R$ 111 milhões do governo de Santa Catarina. Saiba mais assistindo ao vídeo.
Programa MultiLab SC e Fapesc: investimento em tecnologias assistivas
O Programa MultiLab SC da Fapesc tem como foco fortalecer a pesquisa em áreas como saúde, engenharia, ciências biológicas e agrárias, visando o desenvolvimento de soluções inovadoras. A criação de uma rede de laboratórios interconectados também é parte essencial do programa, estimulando a colaboração entre instituições de ensino superior e o uso compartilhado das instalações.
Tecnologias assistivas na área da saúde
O Camad tem como objetivo principal criar soluções em tecnologias assistivas na área da saúde, visando aumentar a independência de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Com foco em impressão 3D e manufatura aditiva, o laboratório busca inovações que possam melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Assista ao vídeo para conhecer mais detalhes sobre esse projeto pioneiro.
Fonte: ifsc.edu.br