IFSC: Audiência Pública Discute Ampliação da Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina

Audiência Pública IFSC

Saiba mais sobre a audiência pública que debateu a ampliação da oferta de cursos de educação para jovens e adultos (EJA) em Santa Catarina. Conheça os principais encaminhamentos e os destaques do evento.

Audiência Pública Discute Ampliação da Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina

A noite desta terça-feira (25) foi marcada pela discussão sobre a ampliação da oferta de cursos de educação para jovens e adultos (EJA) em Santa Catarina. A audiência pública, promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Alesc em parceria com o Feja, reuniu mais de cem pessoas presencialmente e outras virtualmente, que acompanharam pelo canal do Youtube da Alesc.

O evento contou com a presença de representantes do IFSC, de estudantes da EJA, de instituições ligadas à oferta educacional, sindicatos, Conselho Regional de Psicologia e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), reforçando a importância da eficiente aplicação dos recursos na educação de jovens e adultos.

Compromisso do IFSC com a EJA

A chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Técnico Integrado do IFSC, Ivanir Ribeiro, destacou o compromisso da instituição com a ampliação e fortalecimento da EJA integrada à Educação Profissional. Foram apresentadas ações como a criação do Departamento de EJA e Ensino Técnico Integrado em 2022 e a aprovação da Política de EJA-EPT do IFSC em 2023, prevendo a garantia de oferta de 10% de vagas em EJA-EPT por câmpus.

Destaques e Reflexões

Estudantes do Proeja do câmpus São José, como Lourdes Aparecida dos Santos e Dorcas Josefina Mejias Rangel, enfatizaram a importância da audiência pública para a discussão e reflexão sobre a educação de jovens e adultos. Foram destacados temas como o auxílio programa Pé-de-Meia para pessoas maiores de 24 anos e a oportunidade de avançar nos estudos e obter novas oportunidades de emprego através da EJA.

Principais Encaminhamentos

Dentre os principais encaminhamentos da audiência, estão o incentivo ao desenvolvimento de ações em rede para o fortalecimento da EJA em Santa Catarina, o investimento em chamada pública para busca ativa de estudantes, a criação de grupos de trabalho para discutir a implantação do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, e a criação de um Fórum de discussões dos estudantes de EJA.

Participe do debate sobre a ampliação da Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina e conheça os principais desafios e avanços nessa área.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Fonte: ifsc.edu.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account