Saiba mais sobre a vida e legado do Papa Francisco, 266º líder da Igreja Católica, e sua relação especial com o futebol, incluindo momentos marcantes com clubes de Santa Catarina.
Vida e Legado do Papa Francisco
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome de seu presidente Rubens Angelotti e diretoria, lamenta profundamente a morte do Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica. O falecimento foi anunciado na manhã desta segunda-feira (21/04), em pronunciamento do cardeal Kevin Farrell, no Vaticano.
Jorge Mario Bergoglio, nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, foi o 266º Papa da Igreja Católica, pontífice desde 13 de março de 2013 até a data de sua morte. O primeiro pontífice nascido nas Américas e no Hemisfério Sul, Francisco escolheu seu nome em devoção a São Francisco de Assis, conhecido por sua humildade e devoção aos pobres – aspectos marcantes também em seu papado.
Relação do Papa com o Futebol e Santa Catarina
O Papa Francisco sempre teve forte ligação com o futebol. Em 2017, a delegação da Chapecoense foi recebida no Vaticano em homenagem às vítimas do acidente aéreo, contando com a presença do presidente Rubens Angelotti. O pontífice interagiu com a comitiva catarinense e posou com camisas de clubes locais. Em 2022, recebeu o uniforme do Criciúma Esporte Clube e, em 2025, a camisa do Caravaggio Futebol Clube, em gestos marcantes de apreço pelo esporte.
Tags: PapaFrancisco, Futebol
Fonte: fcf.com.br