Confira a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 enviada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, com destaque para o crescimento orçamentário previsto e as metas fiscais estabelecidas.
LDO 2026: Governo de Santa Catarina apresenta projeção orçamentária
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 foi encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa. Com um orçamento previsto de R$ 57,9 bilhões, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, a proposta passará pela análise dos deputados estaduais. Elaborada pela Diretoria de Planejamento Orçamentário (DIOR) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), a LDO define metas e prioridades para os próximos anos e servirá de base para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
Desempenho econômico e políticas fiscais
A LDO 2026 considera os princípios orçamentários, metas de arrecadação e gastos do Governo de Santa Catarina. Destaca-se o desempenho econômico acima da média nacional nos anos anteriores, atribuído à política fiscal adotada pelo governador Jorginho Mello. O equilíbrio entre receitas e despesas, aliado ao Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc), contribuíram para os resultados positivos. O Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, ressalta a transparência e o diálogo com a Assembleia Legislativa em prol do desenvolvimento catarinense.
Tags: LDO, SantaCatarina
Fonte: estado.sc.gov.br