Governo lança Sinpatinhas: o ‘RG Animal’ que vai revolucionar o cuidado de pets

Cadastro único e gratuito para pets

Saiba tudo sobre o lançamento do Sinpatinhas, o ‘RG Animal’ que oferece registro único e gratuito para cães e gatos em todo o Brasil. Conheça como funcionará e as vantagens para tutores e ONGs.

Sinpatinhas: o novo ‘RG Animal’

O governo federal lança o Sinpatinhas, ferramenta digital para cadastrar cães e gatos domésticos, nesta quinta-feira (17). O sistema funcionará como um “RG Animal”, oferecendo registro único e gratuito para pets de todo o Brasil. A proposta do Sinpatinhas é criar um Cadastro Nacional de Animais Domésticos. O registro será intransferível e acompanhará o pet por toda a vida. Vão entrar neste cadastro informações como nome, idade, raça, histórico de vacinas e doenças dos bichos.

Com o registro, será gerada uma carteirinha com a foto do pet e um QR Code, que poderá ser impresso e preso à coleira. Isso vai facilitar a localização do animal em caso de desaparecimento, por exemplo. Além disso, os tutores cadastrados receberão informações sobre campanhas de castração, vacinação e microchipagem em sua região.

O ProPatinhas e a proteção de cães e gatos

Na mesma ocasião, o governo vai criar o ProPatinhas – Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos. O foco será políticas de castração e adoção solidária. Tanto o Sinpatinhas quanto o ProPatinhas serão responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente, segundo comunicado no site do governo federal.

Abertura do mercado de energia elétrica

O governo federal vai propor a abertura de mercado para que os consumidores possam escolher seus fornecedores de energia elétrica. A medida faz parte de uma reestruturação do setor elétrico anunciada na quarta-feira (16) pelo Ministério de Minas e Energia. O texto ainda será analisado pela Casa Civil e não há data para envio ao Congresso Nacional. A expectativa, no entanto, é que seja encaminhado ainda neste semestre.

Até então, a compra era feita da distribuidora local, sem possibilidade de escolha. Com a proposta, clientes de baixa tensão poderão negociar diretamente com geradoras ou comercializadoras, promovendo mais liberdade de escolha no mercado.

O maior programa social desde o Luz Para Todos

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destaca que esta é uma iniciativa social significativa, trazendo benefícios para famílias cadastradas em programas sociais e também para a classe média, que terá mais liberdade de escolha na compra de energia.

Tags: ,

Fonte: olhardigital.com.br

Imagem do Grid
Imagem do Grid
Imagem do Grid
Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account