Governador Andy Beshear veta Projeto de Lei 4 da Câmara que visava desmantelar programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) nas universidades públicas do Kentucky, defendendo a importância da diversidade como força.
Governador Andy Beshear veta projeto que visava desmantelar programas de diversidade
O governador do Kentucky, Andy Beshear, vetou na quinta-feira (20) um projeto de lei que busca desmantelar iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) nas faculdades e universidades públicas do estado. ‘Sempre acreditarei que a diversidade é uma força e nunca uma fraqueza’, disse o governador, um democrata, em um vídeo em que assina o veto, acompanhado por defensores que se opõem à medida apoiada pelos republicanos.
O Projeto de Lei 4 da Câmara proibiria iniciativas de DEI nas universidades públicas
Aprovado em grande parte por votos partidários, o Projeto de Lei 4 da Câmara proibiria o que define como escritórios, funcionários e treinamento de DEI em faculdades e universidades públicas, bem como preferências raciais na contratação, concessão de bolsas de estudo e seleção de contratados. O projeto de lei também proibiria faculdades e universidades de tornar obrigatórios cursos destinados principalmente a ‘doutrinar os participantes com um conceito discriminatório’.
Defendendo a diversidade como força e o veto do projeto
O governador Beshear afirmou: ‘Este projeto de lei não é sobre amor. O Projeto de Lei 4 da Câmara é sobre ódio. Então, eu vou tentar um pequeno ato de amor eu mesmo, e vou vetá-lo agora mesmo.’ Ele destacou a importância de promover a diversidade e se opor a iniciativas discriminatórias.
Legislatura estadual controlada pelos republicanos em recesso
A legislatura estadual está atualmente em recesso durante o período de veto, que vai até 26 de março. Espera-se que os legisladores anulem o veto do governador quando retornarem em 27 de março para os dois últimos dias da sessão legislativa de 2025.
Tags: diversidade, inclusão
Fonte: epochtimes.com.br