Saiba mais sobre a exposição dedicada a Franklin Cascaes na Biblioteca Central da UFSC, que destaca seu legado de humanismo e sabedoria. Confira obras, histórias e arte em tela!
Exposição em Destaque na Biblioteca Central da UFSC
A exposição ‘Franklin Cascaes: Vida e Arte em Tela’ está em exibição na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) até 26 de setembro. O jornalista e escritor Raimundo C. Caruso fala sobre o legado do artista Franklin Cascaes, destacando sua originalidade e importância.
Legado e Atualidade
Raimundo Caruso destaca a atualidade da obra de Cascaes, ressaltando sua importância em resgatar a cultura popular em meio a um mundo moderno e superficial. Para Caruso, o trabalho de Cascaes expressa profundidade, humanismo e sabedoria.
‘Seu Francolino’
Conhecido como ‘Bruxo’ e ‘Seu Francolino’, Cascaes era reconhecido por coletar histórias e lendas das praias e vilas de Florianópolis. Sua abordagem respeitosa e pioneira trouxe à tona a beleza humana e as tradições desconhecidas da ilha.
Destaques da Exposição
A exposição apresenta obras de 18 artistas inspiradas na vida e obra de Cascaes, retratando a cultura local, lendas e tradições. Entre os destaques, um mural com fotos cedidas pela Agência de Comunicação da UFSC, um quadro e um retrato de Cascaes, além de bonecos realistas cedidos pela Fundação Franklin Cascaes e Museu do Brinquedo.
A exposição é uma oportunidade única para apreciar a riqueza da cultura local e a arte de um dos maiores folcloristas do Brasil.
Tags: FranklinCascaes, arteemtela
Fonte: noticias.ufsc.br